domingo, 16 de dezembro de 2007

Canudos - O Socialismo Natural

A Comuna de Paris nasceu de um movimento espontâneo de massas, e conduziu pela primeira vez a classe operária ao poder, mesmo que no âmbito de apenas uma cidade e pelo período de alguns meses. Alguns estudiosos até mesmo afirmaram que foi a única experiência puramente socialista da história.
Ora, por que não afirmar que o Arraial de Canudos foi também uma experiência socialista? Este nasceu também de um movimento espontâneo de massas - massas sertanejas exploradas pelo sistema coronelista que dominava o nordeste. Ao contrário do que se afirmava na época, não podemos considerar Conselheiro e seus seguidores monarquistas. Eles foram levados sertão adentro, embalados por fervor religioso, não por serem anti-republicanos; mas por estarem fartos da desigualdade, exploração e miséria em que viviam, a ponto de se aventurar atrás de um líder religioso numa busca por uma vida mais digna.
Todos que chegavam a Belo Monte deixavam com Conselheiro tudo quanto possuíam, em troca de condições de moradia e cultivo da terra para uma sobrevivência com um mínimo de dignidade. Apesar da extrema pobreza, todas as famílias tinham casa; e eram realizadas obras para a comunidade, como a nova igreja que se planejava construir, e cujo caso das madeiras compradas em Juazeiro foi o estopim da guerra.
O socialismo que existiu em Canudos não foi inspirado em Marx, nem baseado em partidoa operários. Nasceu espotaneamente, confirmando que é um caminho natural procurar alternativas para o modelo de desigualdade presente em quase todo o mundo, em que poucos têm muito e muitos não têm quase nada.

6 comentários:

Unknown disse...

finalmente encontro um blog que toca a mão não nas feridas, que é tolice,mas nas possibilidades, conscientemente; nas possibilidades socialísticas ou, se quiser, comunísticas, já que o capitalismo é o fim dos começos e dos fins dos tempos. viva o socialismo em termos de uma socieda em que inventemos a distribuição de todas as economias, as do trabalho, as do amor e as da amizade.
beijos e te convido a uma visita
luis

Unknown disse...

meu blog

http://corvadia.blogspot.com/

Bruna disse...

Ótimo texto!
Foste bem subjetiva como um bom jornalista deve ser, e com material preparado ;)

Adorei, a busca pela igualdade foi e é um dos grandes problemas da humanidade, e o socialismo de Marx é apenas uma utopia, difícil de acreditar!

Beeijo

Eduardo Vilar disse...

uhn... lendo isso eu começo a lembrar que eu sei muito pouco sobre Canudos e história em geral. se eu fosse afirmar ou contestar algo no seu texto acho que ia ser bastante vago... vou me restringir a dizer que eu gostei da comparação entre Canudos e socialismo.

ah, ainda estou pra ler o Sertões pra ir afiado na Euclidiana :D
beijos!

Celeste Garcia disse...

Olá, Mariana :)

Bem, acho você não me conhece, ao menos por enquanto. Talvez um dia nos encontremos pelos corredores 'obscuros' da Cásper... eu também prestei Jornalismo lá :D

Gostaria de dizer que seu blog foi um dos mentores para eu criar o meu. Suas dissertações são muito boas, tratam de temas políticos, históricos e sociais, como este sobre a Guerra de Canudos; comparando-o com a tentativa, infelizmente, frustrada da Comuna de Paris.

Espero que nos encontremos dia 7 de fevereiro, no nosso 'glorioso' trote... +}

Beijo :*

Celeste Garcia disse...

Sim, você leu direitinho.
Eu conheci seu blog num comentário que você fez lá no Mal Educados.
Foi a partir de lá que eu cogitei a idéia de criar um cantinho 'internético' só meu; assim, descobri essa vasto mundo da 'blogolândia' +D
Obrigada mais uma vez, Mariana.
Você foi uma de minhas 'mentoras', SIM! :)