segunda-feira, 4 de junho de 2007

Abramos os Olhos

Lendo na Veja de hoje sobre as manifestações estudantis na Venezuela, me sinto perplexa. Depois de tantas experiências que provam o quanto regimes totalitários são um mal para a sociedade, um está tentando se instalar, ali, nosso vizinho, bem debaixo do nosso nariz, em pleno ano de 2007. As atrocidades já assustam, são motoqueiros mascarados a serviço de Chavez agredindo manifestantes, são ameaças de morte que lembram muito o período militar brasileira, história que aqueles que não viveram o período, como eu, pelo menos já ouviram muito falar. Como tenho uma amiga na Venezuela, acabo me sentindo mais interessada em saber o que está acontecendo, e ela, que está prestes a entrar na universidade, conta como todos lá estão com medo de no futuro morar em uma nova Cuba.
Os venezuelanos nos dão uma lição: de que mesmo com todos os prblemas que enfrentamos, e mesmo com toda a palhaçada, impunidade, corrupção (e a lista segue...) que reina no Brasil, vivemos em perfeita liberdade de expressão, numa democracia , e devemos prezar isso como povo que já passou pelo horror de um regime militar. E mesmo assim fazemos protestos infundados, desorganizados e violentos, recebemos tratamento privilegiado e não medimos as consequências dos nossos atos, são extrapolados todos os limites; enquanto eles lutam com extrema organização, sem armas, por sua liberdade de expressão, e ainda assim, têm de conviver com o medo de represálias do governo. Aprendamos com eles a lição, que sabíamos décadas atrás, mas que esquecemos, e abramos os olhos para o que está acontecendo no mundo bem perto de nós. O mundo não pode aceitar mais uma ditadura.

Um comentário:

Paulo Nory disse...

oi mary lendo o seu post percebi que nao sou só eu que estou preocupado com esses assuntos...
a censura esta votando devagar olha em nossa cidade mesmo. Se continuar assim logo perderemos a nossa liberdade de expressão - imagina agente sem isso ? melhor nao ne ?
Entao fiquei sabendo que uma das reivindicções dos alunos da ups é a volta da democracia.
Se analizarmos vamos ver que ate hj nao tivemos uma democracia no Brasil.
Mais cabe a nos JOVENS lutarmos para um mundo melhor.

bjs