quinta-feira, 10 de abril de 2008

Forças em Campo no Campus - A greve 2008

V Congresso, punições e Campanha Salarial: motivos da greve que pode vir por aí. --- "Reitoria está cutucando onça com palito de dente."

Traçando-se uma linha do tempo, o III Congresso da USP ocorreu em 1987, na época de redemocratização pós ditadura militar. Ele resultou na reforma do Estatuto Universitário de 88. Após quatorze anos, em 2001, aconteceu o IV Congresso. Naquela época já havia quem dissesse que a tendência era a situação universitária piorar gradativamente; e, se analisarmos os quatro anos com greves sucessivas que tivemos (2004, 2005, 2006 e a culminância com a ocupação em 2007), podemos concluir que aquelas afirmações não são de todo descabidas.
A ocorrência de greves no decorrer do ano depende do nível de mobilização que se obtém desde o início do ano com reuniões e debates entre os estudantes, funcionários e professores. Porém, depende também das motivações pontuais, que funcionam como estopins: como foram os decretos do Serra ano passado e o escândalo com o reitor da UnB atualmente. E aqui, as greves vão acontecer?
O mais provável motivo de greve que se contabiliza para esse ano é o desenrolar do V Congresso da USP. Com data marcada de 26 a 31 de maio, pelo calendário oficial da universidade, é uma das conquistas do movimento de ocupação do ano passado. O Congresso é aberto a toda a comunidade universitária, e diversas assembléias têm sido feitas para a discussão dos rumos que se espera para ele. O principal caráter que se tem atribuído é o estatuinte, visando a modernização e democratização do Estatuto Universitário, que se reclama ser o mais atrasado dentre as universidades públicas brasileiras. Ao mesmo tempo, tenta-se barrar uma ação paralela de reforma do Estatuto feita pela reitoria, que para muitos traria mais malefícios que benefícios. O esperado é que, barrando essa ação, o Estatuto seja discutido totalmente no Congresso, com a presença de toda a comunidade universitária, e não só com a reitoria.
Porém, existem outras correntes de discussão para o Congresso, que tentam incluir mais assuntos à pauta constituinte. Seguindo essa corrente de maior abrangência, haverá uma assembléia nessa quinta-feira, 10/04, às 18:00 no IME – aberta, porém, a estudantes de todas as unidades. Em todas as previsões, tem-se considerado provável uma greve em junho, em decorrência dos desdobramentos do congresso.
Ainda em decorrência da ocupação da reitoria de 2007, estudantes e funcionários estão sendo intimados por uma sindicância da reitoria , com objetivo de responsabilizá-los por danos causados à universidade. Com o mesmo objetivo, foi aberto um inquérito policial pelo Governo Serra na 14ª DP.
A representante do SINTUSP, Solange Veloso, foi intimada pela delegacia, e prestou depoimento no inquérito do governo estadual na tarde desta segunda-feira, 07/04.Ela conta que foi interrogada acerca de pixações e danos à Praça do Relógio, e que pediram para que ela identificasse, em fotos, as pessoas que estavam no alto do Relógio. Ela alegou não reconhecer os manifestantes.
O diretor do SINTUSP, Claudionor Brandão, intimado pela sindicância da reitoria, diz estar havendo um movimento não só de punição à ocupação, mas que pretende desmontar a organização de estudantes, docentes e funcionários, para a eliminação de oposição. Segundo ele, “a reitoria está cutucando onça com palito de dente”.
O terceiro possível motivo para paralisações é a Campanha Salarial que se inicia, cobrando do
Cruesp o cumprimento do acordo feito no ano passado, que destinava o excedente dos R$43,62 bilhões de arrecadação do ICMS para ajustes salariais, dentre outros, como questões de apoio estudantil.
As forças estão entrando em campo. Agora é esperar o desenrolar dos fatos para saber se a greve virá ou não.

3 comentários:

Eduardo Vilar disse...

Notícia do meu interesse sim...
Ficou bem bacana o texto, é bom conhecer alguém antenado com essas notícias, eu ando boiando com relação ao mundo.

beijão
=*

Clara disse...

Ha! Você também já está linkada!!

E nossa, seu texto ficou muito bom!! Eu não ia conseguir fazer mesmo de um dia para o outro... Mas vamos esperar que não tenha greve, né? :)

bjos, Mari ;p

Egon Henrique disse...

ow mari me linka ae eu nao sei linkar aqui no blog ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

seu texto ficou fera ^^

bjao