quarta-feira, 22 de julho de 2009

Viagem a um mundo de encantos

A exposição“Era uma Vez... Arte Conta Histórias do Mundo”, em cartaz no CCBB, traz as fadas, princesas e príncipes para fascinar crianças e adultos.

Matéria da revista Espaço Aberto, 7 de maio de 2009.
Por Mariana Franco.



Num grande prédio de São Paulo morava a menina, sempre cheia de livros nas mãos. Alguns andares abaixo, a tia-avó. E lá passava grande tempo a menina, escutando a tia-avó desfiar lindíssimos contos de príncipes e princesas e viajando para lugares distantes, nas lonjuras dos tempos do era uma vez.

A menina cresceu, estudou, viajou o mundo, especializou-se e agora faz a curadoria da exposição “Era uma Vez... Arte Conta Histórias do Mundo”, em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil. A mostra reúne trabalhos de diversos artistas, entre ilustrações, fotografias e instalações; inspirados principalmente nos contos de Charles Perrault, Hans Christian Andersen e dos Irmãos Grimm.

Katia Canton, a “menina-crescida”, curadora da mostra, é especialista em contos de fadas (e apaixonada por eles), professora e curadora de arte do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) e escritora de livros infanto-juvenis.

“Quando tive de escolher um tema para minha pesquisa de doutorado, na New York University, toda aquela bagagem dos contos de fadas da minha infância voltou à memória e foi essa temática que segui. Agora, convidada a fazer uma exposição aqui no CCBB perguntei-me como juntar arte e contos de fada novamente? O resultado é este”, conta ela.

A exposição ocupa todo o prédio do Centro Cultural, entre salas e corredores dos três andares, o hall de entrada do térreo e os corredores e cofres do subsolo. No processo de montagem, os contos de fadas iam surgindo em imagens pelas paredes, como se essas fossem as páginas em branco sobre as quais autores e desenhistas fizeram suas histórias.

Como num sonho de meninas, encontramos no terceiro andar uma sala completamente cor-de-rosa, inspirada no Museu do Louvre. O visitante tem, sobre sua cabeça, um painel com a reprodução dos afrescos do teto de uma das salas do museu, sob os quais Charles Perrault contava suas histórias. Ao lado do painel pende, até o chão, um lustre de delicados e divertidos cristais cor-de-rosa, obra da artista plástica Alzira Fragoso. “O lustre tem teias de aranha que se remetem às recordações. O nome da instalação é Quero Te Achar, porque a intenção é que cada um encontre dentro de si aquela menina que se encanta com as princesas e com a cor” diz a artista.

Engana-se, porém, quem pensa que contos de fadas são coisas só de meninas. Muitas das histórias que se contam às crianças têm versões originais tristes e complexas, que são também fontes para a compreensão da cultura de sua época. “Contos de fadas não são textos atemporais e neutros. Cada história, em sua versão, agrega em si valores particulares, ligados à história e ao contexto do autor que a escreveu”, explica Katia.

A mostra conta com diversas obras que se reportam às histórias originais para adultos. Numa sequência de fotos da artista plástica Elisa de Magalhães, vemos uma Chapeuzinho-Vermelho-Mulher, despindo-se de um rubro véu. Na simbologia original da história, o véu vermelho é a primeira menstruação da menina, a fugir do homem que passa a persegui-la: o Lobo.

O subsolo do prédio é dedicado a contos dos quatro cantos do mundo. As ilustrações são inspiradas na tradição oral africana, árabe, japonesa, italiana e russa. Enquanto aprecia as ilustrações, o visitante pode escutar em fones de ouvido diversas histórias narradas por atrizes e cantores convidados.

Dentro da programação estão também contadores de histórias. No dia 30 de maio, às 16h, Kiara Terra apresenta ao público o clássico A Bela Adormecida no Bosque. Já no dia 20 de junho, também às 16h, Giba Pedrosa apresenta Chocolate Quente na Neve e Um Conto de Grimm.

Tanto para os pequenos quanto para os crescidos, andar pelas salas e corredores da exposição é mergulhar num mundo fantástico, no qual os sorrisos a todo momento se abrem e os olhos não sabem para onde primeiro correr, brilhantes com tanto encanto.

Você pode viajar para esse mundo fantástico até o dia 21 de junho, de terça a domingo, das 10h às 20h, e nem é preciso pagar em moedas de ouro ou em vermelhas maçãs. A entrada é gratuita!

Nenhum comentário: